Uma História de Vida Comprometida com a Educação!

O Colégio e Curso Cenas, desde a sua fundação, procura firmar-se pela valorização do ser humano pleno e de suas potencialidades, buscando a vivência de um cotidiano escolar que realmente reflita com coerência de propósito este ideal.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio e EJA seu objetivo é a formação integral do estudante. Crianças e jovens criativos, flexíveis, questionadores, responsáveis, capazes de se comunicar e conscientes de seu papel na sociedade é o perfil que inspira a nossa proposta de educação.

Com um currículo que contempla todo o conteúdo regular, somado a diversas atividades complementares, o jovem formado pelo Colégio e Curso Cenas torna-se apto a cursar as melhores universidades, ingressar no mundo do trabalho e exercer a cidadania, e, sobretudo, guiar-se pelo respeito e pela solidariedade. Para trabalhar com indivíduos de 3 a 18 anos (Da Educação Infantil ao Ensino Médio) e indivíduos 18 a 54 anos (EJA – Educação de Jovens e Adultos), os profissionais da escola estão em constante processo de formação para atender não só ao currículo regular, mas as necessidades, iniciativas e inteligências individuais.

O sujeito-aprendiz no Colégio e Curso CENAS / Jardim Escola Casinha Feliz é valorizado em seu modo de pensar, sentir e agir. Aqui, ele encontra acolhida e orientação em um ambiente de construção coletiva e respeito que fazem, segundo os próprios alunos, a diferença na sociedade.

O hábito de estudo torna-se um princípio cultivado como momento particular e especial de engrandecimento pessoal de nossos estudantes, que se descobrem capazes de produzir, compreender, guiar-se autonomamente e enveredar-se pelos mundos da pesquisa com crítica, criatividade e consciência – portanto, vivendo o estudo de forma emocionalmente positiva e comprometida.

A sistemática de avaliação permeia todo o processo de aprendizagem; vai além dos conteúdos formais – contempla atitudes e procedimentos observados, registrados e compartilhados pelos estudantes e professores.

Com essa cisão educacional no ano 1997, o Colégio e Curso Cenas iniciou suas atividades, na Rua Piratininga 259, São Bernardo Belford Roxo, sendo a 1° unidade Escolar com o passar do tempo, os proprietários compraram em 2008 a nossa 2° Filial no Lote XV, situado na Avenida Leonel de Moura Brizola n° 6496, a instituição possui cerca de 20 anos de fundação e tem toda uma história construída ao longo dos anos. Aos poucos, foram feitas algumas adaptações na infra-estrutura para oferecer um ambiente confortável e propício à aprendizagem.


 

Nossa Missão

“Servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes”.

Nossa Visão

“Ser referência no Município de Belford Roxo e no Estado do Rio de Janeiro  na área da Educação”.

Nossos Valores

Ética:  Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral honestidade e integridade.

Responsabilidade Social: Exercer a cidadania contribuindo, por meio da educação, para o desenvolvimento da Sociedade e respeito ao meio ambiente.

Ser Humano: Proporcionar tratamento justo a todas, valorizando o trabalho em equipe, estimulando um ambiente de aprendizagem, desenvolvimento, respeito, colaboração e autoestima.

Gestão: Valorizar e seguir os princípios da Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Empreendedorismo.

Qualidade: Estimular a inovação e a criatividade, de forma planejada e integrada, com foco nos resultados qualitativos, proporcionando a perenidade da instituição.


 

No Colégio e Curso Cenas, o estudante é sujeito ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

A valorização de cada um, das suas diferenças e de seus saberes, permeia as relações educacionais, pautadas pela ética, cooperação e cultivo da sensibilidade.

Os principais eixos norteadores do nosso trabalho partem do pensamento multidisciplinar – da compreensão do meio natural e cultural a partir de uma atitude investigativa e reflexiva – e da socialização de saberes. Acreditamos que aprendemos a partir das trocas que fazemos com nosso meio.

Cada atividade desenvolvida, em cada série ou segmento, é planejada por uma equipe em constante trabalho de formação para atender às necessidades educacionais exigidas pelo século XXI, sem perder de vista que, antes de tudo, nosso estudante é um ser humano e por isso, além do intelecto, tem emoções e sentimentos, histórias e necessidades distintas.

 

DIRETRIZES PEDAGÓGICAS

Desde a década de 1990, quando entrou em vigor a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a discussão mais importante no Brasil em termos educacionais reside na contraposição de dois modelos: o tradicional, com base no conteúdo abstrato, e o contextualizado, com enfoque em aplicações concretas do conteúdo que estejam relacionadas ao dia a dia do aluno. Em 2015, o MEC iniciou um processo de reformulação da Base Nacional Comum Curricular aberto para consulta. O texto final pretende padronizar cerca de 60% da educação básica e traz inovações na direção de um ensino ainda mais contextualizado, bastante próximo a estrutura em do nosso  material didático. Outros destaques da Nova Base também estão presentes nas atualizações do material, como o incentivo ao aluno “aprender fazendo” , “Experimentando”, que permeiam todo o Ensino Fundamental em Ciências, bem como a ênfase ao estudo do gênero textual para o estudo da gramática, que aparece desde o letramento até o Ensino Médio. 

O sistema de ensino adotado tem em seu material didático do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio seguindo uma filosofia pedagógica que enfoca a contextualização sem abrir mão do conteúdo. Todos os assuntos partem de um texto motivador, abrangem a teoria de forma aprofundada e terminam com exercícios contextualizados que ilustram aplicações dos conceitos vivenciados no cotidiano. No Ensino Fundamental I, dada a pouca vivência dessa faixa etária, a contextualização não se dá por meio de incentivos externos, como acontecimentos no país e no mundo, mas na própria experiência de vida das crianças. A necessidade de conectar o conhecimento do estudante ao contexto em que ele se insere sempre existiu, no entanto é ainda mais importante no século atual. Deve-se frisar que a contextualização está totalmente de acordo com as principais avaliações que o aluno poderá fazer ao longo de sua vida escolar, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acreditamos que a contextualização deva começar a partir do 1º Ano do Ensino Fundamental, período em que a criança é capaz de adquirir habilidades de leitura e escrita relacionadas a um contexto maior e prosseguir até a conclusão do Ensino Médio. Cada assunto ensinado está sempre associado a uma situação-problema ou a um texto motivador interessante, e isso é feito sem perder de vista uma abordagem aprofundada do conteúdo. O material não apenas motiva o aluno, como também o prepara para o futuro.