Adolescentes sentados

 

Preparando para Novos Desafios

Nesta fase os conteúdos são repensados em função da realidade do mundo, do mercado de trabalho e da atual geração, que usa a internet e necessita de ferramentas rápidas e visuais, sem, no entanto, perder o foco na construção de um conhecimento e uma cultura sólida.

Desde 2015 o Colégio está com aplicabilidade de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para esse segmento, com uma preparação inovadora para o jovem enfrentar os novos desafios.

Nesse segmento, nossa preocupação concentra-se no desenvolvimento integral do jovem, por meio de uma formação ética e autônoma, preparando-o para a continuação dos estudos em níveis mais complexos, como o acesso a cursos superiores nas melhores universidades do país e para o mundo do trabalho.  

Também é nessa etapa que o aluno compreende de forma mais concreta o mundo que o cerca e quer auxiliar não só na busca de soluções, como também na preservação do meio ambiente e valorização da diversidade sociocultural, adotando posturas de respeito pelos diferentes aspectos e formas do patrimônio étnico e cultural.


 

Período Semi-integral

Manhãs das 7h20 às 13h


 

O currículo desta fase é bem extenso, oferece uma formação completa para um mundo em constantes mudanças. Muito mais do que a matriz curricular obrigatória, nossos jovens são diariamente expostos a galgar novas perspectivas de análise quanto a fatos políticos, econômicos, ambientais, entre outros, e dinamizar os conteúdos aplicados são as premissas das nossas aulas. Privilegiamos a formação humana, através de um ensino onde o aprender a conviver, a trabalhar em grupo, a dialogar, a cooperar, a ser solidário, a respeitar o diferente, a desenvolver o sentido de justiça e a ter autonomia são pilares do nosso trabalho.

A tarefa de casa é diária, como objeto de estudo e reflexão. Elas podem ser pesquisas, leituras, atividades de criação, análise, síntese, comparação, revisão e até de fixação.

O material didático oferece uma Plataforma de Ensino, onde incorporou ao seu material didático uma série de ferramentas que buscam preparar o estudante para esse tipo de avaliação. Dentro da proposta curricular da Plataforma, os conteúdos são abordados tanto em sala de aula como  na interação em diversos espaços de aprendizagem. Objetivando o aprofundamento dos conteúdos vistos em sala de aula e, em especial, preparando ainda mais nossos alunos para os principais  concursos , vestibulares , ENEM, o colégio oferece uma diversificada programação com aulas de enriquecimento curricular e complementares para os futuros vestibulandos, ministradas semanalmente por especialistas.


 

O desempenho acadêmico é avaliado em períodos bimestrais, por menção de 0 a 10, sendo considerada a média mínima de 6,0(seis) para promoção do aluno.

Os critérios de avaliação são bem definidos, valorizando todo o processo de ensino/aprendizagem para composição de média.

A Recuperação é oferecida no termino de todos os semestres com o objetivo de recuperação da aprendizagem.

Recuperação Final é oferecida em dezembro para os alunos que no final dos bimestres não totalizarem 24,0 pontos no somatório do ano letivo, sendo o ponto mínimo 6,0 em cada bimestre.