O Ensino Fundamental I inicia-se aos seis anos (completos até abril) da criança. Esse primeiro segmento do Ensino Fundamental é dividido por ano de escolaridade, isto é, durante cada fase um ano. 

A afetividade é a base para o desenvolvimento de todas as ações da Escola, onde as crianças aprendem através do lúdico – da brincadeira –, conceitos e noções que estruturam todas as aprendizagens que vêm depois, por toda a vida do aluno. 

Vivências de grupo, experiências corporais, pesquisas de assuntos sempre do seu interesse, atividades de arte e jogos, fazem com que as crianças tenham prazer em aprender e que os primeiros momentos de contato com a instituição escola sejam de intensa positividade. 

Aos poucos, as crianças são preparadas para que a Língua Portuguesa, as noções Lógicas Matemáticas, e de Iniciação Científica através das atividades de pesquisa, sejam introduzidas de forma respeitosa, coincidindo com o desenvolvimento neurológico, psicológico e afetivo, através de todo desenvolvimento corporal e social.

Os projetos extraclasses têm por objetivo integrar todas as ações escolares e são ótimas oportunidades de trabalhar valores importantes para a formação da pessoa.


 

 Conhecimento e Saber

Valorização das próprias idéias, construção do saber. O conhecimento é a chave do desenvolvimento do senso crítico e do pensamento com autonomia. Formar pessoas conscientes, dinâmicas e talentosas é o nosso compromisso. São nove (9) anos de aprendizado e construção que os “futuros talentos” passarão.

A relação ensino aprendizagem nesta fase é para que o aluno tenha condições de ler, compreender, interpretar, relacionar e comparar, expressar-se com clareza e objetividade, interagir com integridade com o mundo que o cerca e expandir sua criatividade. Uma proposta de formação social, política, individual e coletiva.

Para que a educação se dê de forma plena, é essencial pensar no todo. Afinal, em um segmento decisivo como o Ensino Fundamental I, é preciso pensar na formação em cada uma das etapas, para que não fiquem lacunas nos segmentos seguintes. Por isso, essa etapa tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança no seu aspecto físico, intelectual e psicológico, bem como no aspecto social. Dessa forma, acreditamos que os pilares do Fundamental 1, devem ser cinco: capacidade de leitura e escrita, fluência em raciocínio analítico, apreensão de capital cultural, construção da autonomia e desenvolvimento da socialização. Afinal, uma educação que visa a uma formação completa precisa contemplar aspectos acadêmicos e socioemocionais. Considerando a pouca vivência de indivíduos nessa faixa etária, a contextualização se faz de forma diferente daquela amplamente trabalhada a partir do Ensino Fundamental II. Aqui, há a diferentes personalidades e que vão crescendo e se desenvolvendo de forma paralela ao crescimento dos alunos permeiam todas as séries e crescem com os alunos do 1º ao 5º Ano em situações similares às vivenciadas por eles. Além disso, cada tópico escolhido, dentro de cada disciplina, também procura estabelecer essa conexão. Em Língua Portuguesa, por exemplo, a escolha dos gêneros textuais que vão direcionar o ensino da língua é determinada pelo contato das crianças com esses em seu cotidiano. O material didático valoriza o trabalho educativo em cada disciplina promove a interdisciplinaridade e a inter- relação dos conteúdos com o cotidiano escolar para o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania.

O Colégio e Curso Cenas garantem uma ação proativa da criança e se baseia em projetos. Assim, a aprendizagem ocorrerá por meio de um trabalho compartilhado, promovendo o crescimento individual e social dos nossos alunos. Os projetos propostos são interdisciplinares e contemplam os seguintes eixos de trabalho: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade e Matemática, entendemos que o aluno não deve apenas aprender a codificar e decodificar as palavras, ou seja, adquirir técnicas de ler e escrever; o aluno vai se apropriar da escrita sabendo fazer o bom uso dela nas práticas sociais.

No Colégio Cenas, o ensino fundamental I é uma experiência estimulante. É o momento de desenvolver na criança a criatividade, cooperação e a capacidade de enfrentar e solucionar problemas. Em nossa proposta pedagógica, o primeiro contato com o ambiente escolar é uma atividade prazerosa. Valoriza a sociabilização e desenvolve noções de respeito e amizade com colegas e professores. os primeiros conceitos de cidadania também são propostos e vivenciados. E o trabalho da família, de construir os Valores, ganha na escola um forte aliado. Uma vez que lições de solidariedade, respeito às diferenças sócio-culturais, consciência ambiental e formação do senso de responsabilidade são os princípios de todas as atividades.


 

O Corpo Docente do Colégio e Curso Cenas é selecionado de acordo com os seguintes critérios:

Titulação; experiência em sala de aula; perfil de acordo com os requisitos da proposta pedagógica; afetividade - manifestada através de ações demonstradas em vivências e dinâmicas de grupo e avaliadas em espaços de estágios de co-participação.

Conta o nosso Corpo Docente com profissionais dos mais respeitados pela comunidade escolar


 

Os projetos extracurriculares, multi e inter-disciplinares são importantes peças para o desenvolvimento harmônico dos nossos alunos. 

São momentos ricos não só de aprendizagens de conteúdos, mas principalmente de instauração e ampliação dos valores que precisamos desenvolver numa educação que tem como objetivo ser integral, não apenas uma simples instrução.

É necessário que a família apoie e participe também das atividades que são propostas como: exposições, painéis, feiras, passeios culturais e comemorações do calendário cívico e social em geral.

Ao longo do ano, nos informativos mensais, são trazidas as informações sobre essas atividades. É necessário que a família fique atenta, participe e se integre!


 

1° ao 5° ano escolar 

Turno Manhã

7h20 às 11h20

Turno Tarde

13h20 às 17h20


 

O currículo do Fundamental oferece aos alunos não apenas os conteúdos cognitivos, mas também busca inseri-lo em um contexto de formação social, política, individual e coletiva. Para vivenciar essas ideias propomos que desde cedo as crianças e adolescentes possam experimentar uma forma privilegiada de formação humana, através de um ensino que privilegia o aprender a conviver, a trabalhar em grupo, a dialogar, a cooperar, a ser solidário, a respeitar o diferente, a desenvolver o sentido de justiça e a ter autonomia.

A Tarefa de casa é diária, como objeto de estudo e reflexão. Elas podem ser pesquisas, leituras, atividades de criação, análise, síntese, comparação, revisão e até de fixação. 

Sempre valorizando a formação do aluno como cidadão, crítico e consciente da sua herança cultural, o colégio oferece em sua matriz curricular além das obrigatórias, aulas de enriquecimento curricular e complementares ministradas semanalmente ou quinzenalmente por especialistas.


 

O desempenho acadêmico é avaliado em períodos bimestrais, por menção de 0 a 10, sendo considerada a média mínima de 6,0(seis) para promoção do aluno.

Os critérios de avaliação são bem definidos, valorizando todo o processo de ensino/aprendizagem para composição de média.

A Recuperação é oferecida no termino de todos os semestres  com o objetivo de recuperação da aprendizagem.

Recuperação Final é oferecida em dezembro para os alunos que no final dos bimestres não totalizarem 24,0 pontos no somatório do ano letivo, sendo o ponto mínimo 6,0 em cada bimestre. 


 

As crianças se desenvolvem em basicamente três áreas principais: cognitiva (noções, conceitos e alguns conteúdos); afetiva (consigo próprio e com o ambiente em geral onde as demais pessoas se incluem); e a área psicomotora (o corpo é o mediador e o agente entre o meio e a criança, é através do trabalho com o corpo da criança, seu físico, que é possível o desenvolvimento de todas as suas estruturas mentais e emocionais).

A escolarização - entendida aqui como aprendizagem dos conteúdos escolares - neste momento é intensificada. Nossa metodologia de alfabetização parte das vivências do grupo e respeita seu ritmo coletivo e individual. As palavras são contextualizadas, e descobertas a partir do interesse dos alunos.

Ensinamos o significante - a palavra - com o significado ao mesmo tempo. Isto quer dizer que ao final do ano a nossa Classe de Alfabetização (1º Ano) lê textos próprios da fase e compreende-os com desenvoltura. Utilizamos a fonética para a estruturação do trabalho de alfabetização, ou seja, a criança assimila o som das diferentes letras dentro das palavras já trabalhadas e depois faz suas próprias associações para leitura de novas palavras.

Nossos pais são convidados a participarem do Curso de Pais para Alfabetização, onde recebem todas as orientações sobre nossa forma de alfabetizar e letrar.


As séries iniciais do Ensino Fundamental preparam as bases de conteúdos importantes e significativos, além de trabalhar de forma concreta o raciocínio lógico e operacional os alunos desfrutam dos espaços, Ginásio (quadra esportiva), Sala de Leitura, sala de Multimídia, Área externa com brinquedos, Espaço para atividades de arte-educação e Espaço para atividades sociais.

Isto proporciona vivências importantes para o desenvolvimento das múltiplas inteligências e personalidades. Desde cedo nossos alunos são despertados para suas possíveis vocações.

Os materiais didáticos complementam o trabalho dos professores, que contam com muito mais recursos para desenvolver o Conhecimento, os livros de consulta e literatura. 


 

As séries iniciais do Ensino Fundamental preparam as bases de conteúdos importantes e significativos, além de trabalhar de forma concreta o raciocínio lógico e operacional os alunos desfrutam dos espaços, Ginásio (quadra esportiva), Sala de Leitura, sala de Multimídia, Área externa com brinquedos, Espaço para atividades de arte-educação e Espaço para atividades sociais.

Isto proporciona vivências importantes para o desenvolvimento das múltiplas inteligências e personalidades. Desde cedo nossos alunos são despertados para suas possíveis vocações.

Os materiais didáticos complementam o trabalho dos professores, que contam com muito mais recursos para desenvolver o Conhecimento, os livros de consulta e literatura. 


 

As séries iniciais do Ensino Fundamental preparam as bases de conteúdos importantes e significativos, além de trabalhar de forma concreta o raciocínio lógico e operacional os alunos desfrutam dos espaços, Ginásio (quadra esportiva), Sala de Leitura, sala de Multimídia, Área externa com brinquedos, Espaço para atividades de arte-educação e Espaço para atividades sociais.

Isto proporciona vivências importantes para o desenvolvimento das múltiplas inteligências e personalidades. Desde cedo nossos alunos são despertados para suas possíveis vocações.

Os materiais didáticos complementam o trabalho dos professores, que contam com muito mais recursos para desenvolver o Conhecimento, os livros de consulta e literatura. 


 

As séries iniciais do Ensino Fundamental preparam as bases de conteúdos importantes e significativos, além de trabalhar de forma concreta o raciocínio lógico e operacional os alunos desfrutam dos espaços, Ginásio (quadra esportiva), Sala de Leitura, sala de Multimídia, Área externa com brinquedos, Espaço para atividades de arte-educação e Espaço para atividades sociais.

Isto proporciona vivências importantes para o desenvolvimento das múltiplas inteligências e personalidades. Desde cedo nossos alunos são despertados para suas possíveis vocações.

Os materiais didáticos complementam o trabalho dos professores, que contam com muito mais recursos para desenvolver o Conhecimento, os livros de consulta e literatura.