As crianças se desenvolvem em basicamente três áreas principais: cognitiva (noções, conceitos e alguns conteúdos); afetiva (consigo próprio e com o ambiente em geral onde as demais pessoas se incluem); e a área psicomotora (o corpo é o mediador e o agente entre o meio e a criança, é através do trabalho com o corpo da criança, seu físico, que é possível o desenvolvimento de todas as suas estruturas mentais e emocionais).

A escolarização - entendida aqui como aprendizagem dos conteúdos escolares - neste momento é intensificada. Nossa metodologia de alfabetização parte das vivências do grupo e respeita seu ritmo coletivo e individual. As palavras são contextualizadas, e descobertas a partir do interesse dos alunos.

Ensinamos o significante - a palavra - com o significado ao mesmo tempo. Isto quer dizer que ao final do ano a nossa Classe de Alfabetização (1º Ano) lê textos próprios da fase e compreende-os com desenvoltura. Utilizamos a fonética para a estruturação do trabalho de alfabetização, ou seja, a criança assimila o som das diferentes letras dentro das palavras já trabalhadas e depois faz suas próprias associações para leitura de novas palavras.

Nossos pais são convidados a participarem do Curso de Pais para Alfabetização, onde recebem todas as orientações sobre nossa forma de alfabetizar e letrar.