Conhecimento e Saber

Valorização das próprias idéias, construção do saber. O conhecimento é a chave do desenvolvimento do senso crítico e do pensamento com autonomia. Formar pessoas conscientes, dinâmicas e talentosas é o nosso compromisso. São nove (9) anos de aprendizado e construção que os “futuros talentos” passarão.

A relação ensino aprendizagem nesta fase é para que o aluno tenha condições de ler, compreender, interpretar, relacionar e comparar, expressar-se com clareza e objetividade, interagir com integridade com o mundo que o cerca e expandir sua criatividade. Uma proposta de formação social, política, individual e coletiva.

Para que a educação se dê de forma plena, é essencial pensar no todo. Afinal, em um segmento decisivo como o Ensino Fundamental I, é preciso pensar na formação em cada uma das etapas, para que não fiquem lacunas nos segmentos seguintes. Por isso, essa etapa tem como objetivo central o desenvolvimento integral da criança no seu aspecto físico, intelectual e psicológico, bem como no aspecto social. Dessa forma, acreditamos que os pilares do Fundamental 1, devem ser cinco: capacidade de leitura e escrita, fluência em raciocínio analítico, apreensão de capital cultural, construção da autonomia e desenvolvimento da socialização. Afinal, uma educação que visa a uma formação completa precisa contemplar aspectos acadêmicos e socioemocionais. Considerando a pouca vivência de indivíduos nessa faixa etária, a contextualização se faz de forma diferente daquela amplamente trabalhada a partir do Ensino Fundamental II. Aqui, há a diferentes personalidades e que vão crescendo e se desenvolvendo de forma paralela ao crescimento dos alunos permeiam todas as séries e crescem com os alunos do 1º ao 5º Ano em situações similares às vivenciadas por eles. Além disso, cada tópico escolhido, dentro de cada disciplina, também procura estabelecer essa conexão. Em Língua Portuguesa, por exemplo, a escolha dos gêneros textuais que vão direcionar o ensino da língua é determinada pelo contato das crianças com esses em seu cotidiano. O material didático valoriza o trabalho educativo em cada disciplina promove a interdisciplinaridade e a inter- relação dos conteúdos com o cotidiano escolar para o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania.

O Colégio e Curso Cenas garantem uma ação proativa da criança e se baseia em projetos. Assim, a aprendizagem ocorrerá por meio de um trabalho compartilhado, promovendo o crescimento individual e social dos nossos alunos. Os projetos propostos são interdisciplinares e contemplam os seguintes eixos de trabalho: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade e Matemática, entendemos que o aluno não deve apenas aprender a codificar e decodificar as palavras, ou seja, adquirir técnicas de ler e escrever; o aluno vai se apropriar da escrita sabendo fazer o bom uso dela nas práticas sociais.

No Colégio Cenas, o ensino fundamental I é uma experiência estimulante. É o momento de desenvolver na criança a criatividade, cooperação e a capacidade de enfrentar e solucionar problemas. Em nossa proposta pedagógica, o primeiro contato com o ambiente escolar é uma atividade prazerosa. Valoriza a sociabilização e desenvolve noções de respeito e amizade com colegas e professores. os primeiros conceitos de cidadania também são propostos e vivenciados. E o trabalho da família, de construir os Valores, ganha na escola um forte aliado. Uma vez que lições de solidariedade, respeito às diferenças sócio-culturais, consciência ambiental e formação do senso de responsabilidade são os princípios de todas as atividades.