O Ensino Fundamental I inicia-se aos seis anos (completos até abril) da criança. Esse primeiro segmento do Ensino Fundamental é dividido por ano de escolaridade, isto é, durante cada fase um ano. 

A afetividade é a base para o desenvolvimento de todas as ações da Escola, onde as crianças aprendem através do lúdico – da brincadeira –, conceitos e noções que estruturam todas as aprendizagens que vêm depois, por toda a vida do aluno. 

Vivências de grupo, experiências corporais, pesquisas de assuntos sempre do seu interesse, atividades de arte e jogos, fazem com que as crianças tenham prazer em aprender e que os primeiros momentos de contato com a instituição escola sejam de intensa positividade. 

Aos poucos, as crianças são preparadas para que a Língua Portuguesa, as noções Lógicas Matemáticas, e de Iniciação Científica através das atividades de pesquisa, sejam introduzidas de forma respeitosa, coincidindo com o desenvolvimento neurológico, psicológico e afetivo, através de todo desenvolvimento corporal e social.

Os projetos extraclasses têm por objetivo integrar todas as ações escolares e são ótimas oportunidades de trabalhar valores importantes para a formação da pessoa.