crianças brincando de roda

 

A Educação Infantil inicia-se no Jardim Escola Casinha Feliz aos três anos (completos até abril) da criança. As classes são agrupadas pela idade, durando cada fase um ano. 

A criança inicia uma nova fase rumo ao conhecimento e à socialização. Carinho e dialogo conduzem à descoberta do mundo exterior. Hora de se olhar no espelho, reconhecendo-se e identificando-se no outro.

Vivência, experiência e aprendizado para a descoberta do saber. Temos como princípio a preservação da infância e a valorização da criança como ser que aprende brincando, brinca para aprender e aprende a brincar.

A afetividade é a base para o desenvolvimento de todas as ações da Escola, onde as crianças aprendem através do lúdico – da brincadeira –, conceitos e noções que estruturam todas as aprendizagens que vêm depois, por toda a vida do aluno. 

Vivências de grupo, experiências corporais, pesquisas de assuntos sempre do seu interesse, atividades de arte e jogos, fazem com que as crianças tenham prazer em aprender e que os primeiros momentos de contato com a instituição escola seja de intensa positividade. 

Aos poucos, as crianças são preparadas para que a Língua Portuguesa, as noções Lógicas Matemáticas, e de Iniciação Científica através das atividades de pesquisa, sejam introduzidas de forma respeitosa, coincidindo com o desenvolvimento neurológico, psicológico e afetivo, através de todo desenvolvimento corporal e social.

Os projetos extra-classe têm por objetivo integrar todas as ações escolares e são ótimas oportunidades de trabalhar valores importantes para a formação da pessoa.


 

A Educação Infantil no Jardim Escola Casinha Feliz garante uma ação proativa da criança e se baseia em projetos. Assim, a aprendizagem ocorrerá por meio de um trabalho compartilhado, promovendo o crescimento individual e social dos nossos alunos. Os projetos propostos são interdisciplinares e contemplam os seguintes eixos de trabalho: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. Na Casinha Feliz, entendemos que o aluno não deve apenas aprender a codificar e decodificar as palavras, ou seja, adquirir técnicas de ler e escrever; o aluno vai se apropriar da escrita sabendo fazer o bom uso dela nas práticas sociais.

Na Casinha Feliz, a educação infantil é uma experiência estimulante. É o momento de desenvolver na criança a criatividade, cooperação e a capacidade de enfrentar e solucionar problemas. Em nossa proposta pedagógica, o primeiro contato com o ambiente escolar é uma atividade prazerosa. Valoriza a sociabilização e desenvolve noções de respeito e amizade com colegas e professores.

Na Casinha Feliz, os primeiros conceitos de cidadania também são propostos e vivenciados. E o trabalho da família, de construir os valores, ganha na escola um forte aliado. Uma vez que lições de solidariedade, respeito às diferenças sócio-culturais, consciência ambiental e formação do senso de responsabilidade são os princípios de todas as atividades.


 

O Corpo Docente do Jardim Escola Casinha Feliz é selecionado de acordo com os seguintes critérios:

Titulação; experiência em sala de aula; perfil de acordo com os requisitos da proposta pedagógica; afetividade - manifestada através de ações demonstradas em vivências e dinâmicas de grupo e avaliadas em espaços de estágios de co-participação.

Conta o nosso Corpo Docente com profissionais dos mais respeitados pela comunidade escolar.


 

Os projetos extra-curriculares, multi e inter-disciplinares são importantes peças para o desenvolvimento harmônico dos nossos alunos. 

São momentos ricos não só de aprendizagens de conteúdos, mas principalmente de instauração e ampliação dos valores que precisamos desenvolver numa educação que tem como objetivo ser integral, não apenas uma simples instrução.

É necessário que a família apoie e participe também das atividades que são propostas como: exposições, painéis, feiras, passeios culturais e comemorações do calendário cívico e social em geral.

Ao longo do ano, nos informativos mensais, são trazidas as informações sobre essas atividades. É necessário que a família fique atenta, participe e se integre!


 

Educação Infantil

Turno Manhã

7h20 às 11h20

 

Turno Tarde

13h20 às 17h20


 

Nossas Crianças contam com um ambiente acolhedor e seguro, de adultos cuidadores e afetivos, que garantem a segurança, a higiene e relações ricas e estimulantes para o seu desenvolvimento emocional, intelectual e físico. As crianças pequenas descobrem o mundo através de ações que realizam sobre o meio físico e social. São ávidas exploradoras e, à medida que vão se desenvolvendo, vão adquirindo cada vez mais competências.

As interações com os adultos e outras crianças fortalecem vínculos afetivos e criam novos relacionamentos. Um bom atendimento na primeira infância satisfaz as necessidades de desenvolvimento harmônico. As crianças se desenvolvem em basicamente três áreas principais: cognitiva (noções, conceitos e alguns conteúdos); afetiva (relações consigo próprio e com o ambiente em geral onde as demais pessoas se incluem); e a área psicomotora (o corpo é o mediador e o agente entre o meio e a criança, é através do trabalho com o corpo da criança que é possível o desenvolvimento de todas as suas estruturas mentais e emocionais).

A escolarização - entendida aqui como aprendizagem dos conteúdos escolares - só é possível a partir do desenvolvimento das bases onde os conhecimentos serão assentados. Por isso as atividades nesta fase são realizadas através de jogos e brincadeiras, isto é, de forma lúdica.


 

As crianças se desenvolvem em basicamente três áreas principais: cognitiva (noções, conceitos e alguns conteúdos); afetiva (relações consigo próprio e com o ambiente em geral onde as demais pessoas se incluem); e a área psicomotora (o corpo é o mediador e o agente entre o meio e a criança, é através do trabalho com o corpo da criança, seu físico,  que é possível o desenvolvimento de todas as suas estruturas mentais e emocionais).

A escolarização - entendida aqui como aprendizagem dos conteúdos escolares - só é possível a partir do desenvolvimento das bases onde os conhecimentos serão assentados. Por isso as atividades nesta fase são realizadas através de jogos e brincadeiras, isto é, de forma lúdica. Noções e conteúdos na área da aquisição de leitura já são introduzidos nessa fase, onde é estimulada a oralidade, através da contação de histórias pela criança e o reconhecimento da língua escrita como um objetivo importante a ser alcançado.  Além disso, os raciocínios lógicos bem como os conteúdos voltados para a natureza e a consciência de seu papel nas interações são nesta fase bastante explorados.

 

É bastante estimulada nesta fase a consciência fonológica e lingüística, que se consiste num preparo importante para a alfabetização. Nesta fase os pais são convidados a participar do Curso de Pais para o 1° ano escolar (C.A), onde recebem todas as orientações sobre a nossa forma de alfabetizar e letrar.


 

As crianças se desenvolvem em basicamente três áreas principais: cognitiva (noções, conceitos e alguns conteúdos); afetiva (relações consigo próprio e com o ambiente em geral onde as demais pessoas se incluem); e a área psicomotora (o corpo é o mediador e o agente entre o meio e a criança, é através do trabalho com o corpo da criança, seu físico,  que é possível o desenvolvimento de todas as suas estruturas mentais e emocionais).

A escolarização - entendida aqui como aprendizagem dos conteúdos escolares - só é possível a partir do desenvolvimento das bases onde os conhecimentos serão assentados. Por isso as atividades nesta fase são realizadas através de jogos e brincadeiras, isto é, de forma lúdica. Noções e conteúdos na área da aquisição de leitura já são introduzidos nessa fase, onde é estimulada a oralidade, através da contação de histórias pela criança e o reconhecimento da língua escrita como um objetivo importante a ser alcançado.  Além disso, os raciocínios lógicos bem como os conteúdos voltados para a natureza e a consciência de seu papel nas interações são nesta fase bastante explorados.

É bastante estimulada nesta fase a consciência fonológica e lingüística, que se consiste num preparo importante para a alfabetização. Nesta fase os pais são convidados a participar do Curso de Pais para a CA, onde recebem todas as orientações sobre a nossa forma de alfabetizar e letrar.


 

O currículo do Jardim Escola Casinha Feliz se organiza como uma espiral, em que os conceitos aparecem muitas vezes ao longo dos anos com grau crescente de complexidade.

Os conteúdos conceituais (ler, escrever, conhecer números e suas funções por exemplo) relacionados às áreas do conhecimento, são apresentadas e sistematizados pelos educadores, sempre respeitando o contexto e a significação disso para as crianças.

Na rotina das crianças a roda de história é um elemento sempre presente e pode acontecer em diversos lugares e com vários objetivos.

Fazem parte das atividades das crianças áreas de conhecimento em Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Ciências Sociais e Natureza, Artes Visuais e Recreação.


 

O acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças é feito baseado na metodologia “observação, registro, semana de aproveitamento cognitivo e reflexão”. Mediante pautas que norteiam as ações promovidas junto às crianças, em todas as áreas contempladas em nosso currículo, nossos educadores atentam para cada detalhe da aprendizagem de cada uma das crianças e isso resulta em dados compilados na ficha de relatório individual do aluno, que inclui também produções delas entregues bimestral aos pais