crianças brincando de roda

 

As crianças se desenvolvem em basicamente três áreas principais: cognitiva (noções, conceitos e alguns conteúdos); afetiva (relações consigo próprio e com o ambiente em geral onde as demais pessoas se incluem); e a área psicomotora (o corpo é o mediador e o agente entre o meio e a criança, é através do trabalho com o corpo da criança, seu físico,  que é possível o desenvolvimento de todas as suas estruturas mentais e emocionais).

A escolarização - entendida aqui como aprendizagem dos conteúdos escolares - só é possível a partir do desenvolvimento das bases onde os conhecimentos serão assentados. Por isso as atividades nesta fase são realizadas através de jogos e brincadeiras, isto é, de forma lúdica. Noções e conteúdos na área da aquisição de leitura já são introduzidos nessa fase, onde é estimulada a oralidade, através da contação de histórias pela criança e o reconhecimento da língua escrita como um objetivo importante a ser alcançado.  Além disso, os raciocínios lógicos bem como os conteúdos voltados para a natureza e a consciência de seu papel nas interações são nesta fase bastante explorados.

É bastante estimulada nesta fase a consciência fonológica e lingüística, que se consiste num preparo importante para a alfabetização. Nesta fase os pais são convidados a participar do Curso de Pais para a CA, onde recebem todas as orientações sobre a nossa forma de alfabetizar e letrar.